O Fluminense ganhou uma “dor de cabeça” antes do jogo contra o Olimpia, pelas quartas de final da Libertadores. Alvo de críticas há anos, o gramado do Maracanã ficou em estado crítico após uma sequência de jogos e chuvas nos últimos dias.
Além da questão técnica, há uma preocupação financeira. A Conmebol, organizadora do torneio continental, pode aplicar uma multa ao Tricolor caso entenda que o gramado não esteja nas condições ideais na próxima quinta-feira.
+ Consórcio do Maracanã se posiciona sobre condições do gramado

Sequência de jogos e fortes chuvas

A última partida no Maracanã aconteceu neste domingo (20) entre Vasco e Atlético. Ao longo do jogo vencido pelos cariocas por 1 a 0, houve formação de poças dentro da área dos goleiros e a deterioração do gramado devido à forte chuva que caiu no Rio de Janeiro.
Horas antes, na noite de sábado, havia sido a vez de o Fluminense usar o Maracanã para enfrentar o América-MG. Cabe destacar que a vitória tricolor também foi acompanhada de chuva para agravar a condição do gramado.
+ Fluminense divulga nota de repúdio à ação do Vasco por Maracanã: ‘Despropositada e lesiva’

Ao todo, o Maracanã recebeu três jogos em um espaço inferior a cinco dias. Ou então quatro partidas em oito dias:
✔️ Flamengo 1 x 1 São Paulo – domingo, 13/8
✔️ Flamengo 1 x 0 Grêmio – quarta-feira, 16/8
✔️ Fluminense 3 x 1 América-MG – sábado, 19/8 (chuva)
✔️ Vasco 1 x 0 Atlético-MG – domingo, 20/8 (chuva)
Agora, a gestão responsável pelo estádio terá uma força-tarefa para minimizar os danos do gramado até a partida entre Fluminense e Olimpia, na próxima quinta-feira (24). Serão quatro dias, ou mais de 100 horas, até a bola rolar pelo duelo decisivo na Libertadores.

Entenda possível multa da Conmebol

A situação do gramado do Maracanã pode refletir nos cofres do Fluminense. No Manual de Clubes da Libertadores de 2023, a Conmebol inclui regras sobre as condições ideais do gramado de cada partida.
Caso algum time seja investigado e considerado culpado pela má qualidade do gramado, a punição prevista nos códigos disciplinares da Conmebol é de multa.

Na fase de grupos da Libertadores, por exemplo, o Atlético-MG foi multado em US$ 10 mil (R$ 50 mil) por este motivo após a partida contra o Athletico-PR. De acordo com o regulamento, o valor pode aumentar no mata-mata.
A Conmebol também abriu processo disciplinar contra o Flamengo por conta do gramado do Maracanã no jogo contra o Olimpia, no início de agosto. O clube teve a oportunidade de se defender e aguarda a decisão final da entidade.
Vale destacar que, os clubes multados pela Conmebol terão os valores descontados automaticamente da premiação que recebe ao fim do torneio.